Página reúne voluntárias para cuidar dos filhos de candidatas no Enem
Para participar, é preciso ter no mínimo 18 anos e preencher uma ficha cadastral, além de enviar uma cópia do RG e de um comprovante de residência.

Pensando na lista de preocupações dos participantes do ENEM dias antes das provas, a jornalista Fernanda Vicente, 36, fez uma postagem em seu perfil do Facebook se disponibilizando a cuidar, gratuitamente, dos filhos de mulheres que vão fazer a prova em novembro.
A reação das mães foi tímida, mas a ideia agradou outras mulheres, interessadas em ajudar.
"Começou a aparecer um monte de mulheres de todos os lugares do Brasil se oferecendo para fazer a mesma coisa em suas cidades", conta. Foi então que ela decidiu criar a página, Mães no Enem, para reunir as voluntárias.
"Eu sou mãe e sei da dificuldade que é conciliar maternidade e estudo, então eu quero e vou ajudar", diz Fernanda, moradora da Baixada Santista.
A ideia se espalhou por grupos de mulheres e páginas no Facebook. Foi então que a Ana Bavon, fundadora de uma rede colaborativa de mulheres e consultora jurídica, soube do projeto e se propôs a ajudar criando formulários de inscrição e um termo de responsabilidade.
Para participar, é preciso ter no mínimo 18 anos e preencher uma ficha cadastral, além de enviar uma cópia do RG e de um comprovante de residência. Quando aprovadas, entram para um banco de dados, que também reúne informações das mães inscritas.
"Eu gostei muito do projeto, porque tem mãe que precisa desse apoio e tem gente querendo apoiar. Então, não custa nada fazer o mínimo para que essa relação seja segura", afirma a consultora.
O projeto coloca as interessadas em contato, mas é a mãe quem escolhe e define como foi vai ser o combinado. Se ambas concordarem, mãe e voluntária devem assinar um termo de responsabilidade.