Doenças que podem cair no ENEM e outros vestibulares
As patologias são um importante conteúdo da Biologia. Todos os anos, questões sobre diferentes doenças caem no Enem ou nos vestibulares em todo o país. Por isso, é importante estudar o funcionamento dos seus agentes patológicos e as formas de prevenção e combate.
AIDS Ainda sem cura, a AIDS continua a ser um grande desafio para a saúde global. Estima-se que cerca de 33 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com a doença. No momento, o trabalho dos governos é frear a transmissão do vírus e identificar e tratar os infectados.
DSTs Além da AIDS, outras doenças sexualmente transmissíveis podem ser abordadas em questões de provas. As mais importantes são a herpes, sífilis, gonorreia, HPV e candidíase.
Doença de Chagas A doença de chagas é transmitida pelo barbeiro e causada pelo protozoário Tripanosoma cruzi. É comum no norte do Brasil e em zonas rurais, onde as casas de pau a pique oferecem esconderijo ao barbeiro. Febre, mal-estar, falta de apetite, dor ganglionar, inchaço ocular e aumento do fígado e baço são alguns dos primeiro sintomas da doença.

Dengue e Febre AmarelaDuas doenças endêmicas no Brasil, a Dengue e a Febre Amarela são transmitidas pelo mesmo vetor, o mosquito Aedes aegypti. A Febre Amarela é mais comum em zonas rurais das regiões Norte e Centro-Oeste, e também nos estados de MA, PI, BA, MG, SP, PR, SC e RS. Os sintomas são dores de cabeça e no corpo, febre alta e olhos e pele amarelados. Pode ser prevenida através de vacina e leva à morte em 50% dos casos. Já a Dengue é comum em todo território nacional. Os sintomas são febre baixa, dores de cabeça e no corpo, náuseas e sangramentos no caso da Dengue Hemorrágica. Ainda não existe vacina para a doença. O risco de morte é de até 20% para a Dengue Hemorrágica e 1% para a versão clássica.
Giardíase A Giardíase é uma infecção intestinal causada pelo protozoário Giardia lamblia. Na forma de cisto, causa diarreia crônica com cheiro forte, fraqueza e cólicas abdominais, podendo acarretar deficiência vitamínica e mineral e levar crianças à morte. Ocorre em todo o mundo, mas é mais comum em áreas onde o saneamento básico e as condições de higiene são precárias.
Gripe A gripe é uma das doenças mais comuns do mundo. É altamente contagiosa e é transmitida pelo ar, através de gotículas de saliva. Por isso, possui alto risco de se tornar uma epidemia ou pandemia. Foi o que aconteceu com a Gripe Espanhola e, mais recentemente, a Gripe tipo A, causada pelo vírus H1N1. Os principais sintomas são são calafrios, febre e prostração que podem ser acompanhadas por dores no corpo, tosse, espirros, cefaléia, dor de garganta, congestão nasal e irritação nos olhos.