Dez perguntas e respostas sobre o Sisu
O Blog do Fera esclarece algumas dúvidas dos candidatos que pretendem se inscrever, a partir desta segunda-feira, do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As perguntas foram enviadas pelos estudantes por email ou aqui pelo blog. Para respondê-las, consultamos Ministério da Educação, site do Sisu (lá há um link bem interessante sobre as dúvidas) e as universidades de Pernambuco participantes:
1. A entrada da UFPE no Sis vai ter mais concorrência, uma vez que as vagas vão ser disputadas por todo o Brasil? (Rosicleide Silva)
Não dá para afirmar com certeza, mas a probabilidade é grande de a disputa ser mais acirrada na UFPE, pois como disse a estudante que perguntou, as vagas estão abertas para qualquer pessoa, de qualquer lugar do País.
2. O sisu já vai apresentar a opção de escolher primeira ou segunda entrada? (Mariana)
Sim e não. Explicando: quando você clicar no nome do curso, vai aparecer uma aba embaixo. Se esse curso for oferecido em apenas uma entrada, aparecerá lá a informação (por exemplo, a graduação em estatística na UFPE tem 30 vagas com ingresso no 1º semestre). Nesse caso, se o candito marcar esse curso como opção, terá escohido a entrada.
Mas se o curso escolhido for oferecido nas duas entradas, o preenchimento seguirá a ordem de classificação dos candidatos, ou seja, não é o fera que define qual semestre vai ingressar. Um exemplo para entender melhor: na UFPE o curso de fisioterapia tem 66 vagas. Ao clicar na aba, aparece a seguinte informação “curso com 33 vagas para ingresso no 1º semestre e 33 vagas para ingresso no 2º semestre, seguindo a ordem de classificação dos candidatos”. Assim, os 33 participantes com as maiores notas vão começar o curso no 1º semestre e os outros 33 no 2º semestre. A definição da entrada, portanto, não foi do vestibulando.
3. Na hora de se inscrever no Sisu, a opção de 1ª ou 2ª entrada, o que aconselha-se colocar? Se coloco 2ª entrada, concorro com os da 1ª? Se coloco 1ª entrada e minha média só der para entrar na 2ª, pode? (Celia Torres)
Veja a resposta da pergunta anterior que explica essa dúvida. Só complementando: Se no curso que o estudante se inscrever houver vagas nas duas entradas, ele vai
concorrer às vagas dos dois semestres.
concorrer às vagas dos dois semestres.
4. Que horas o Sisu estará liberado na 2ª feira (amanhã) para as inscrições? (Ana Soares)
A previsão do MEC é que o sistema esteja liberado na primeira hora da segunda-feira
5. No ato da inscrição, a nota de corte só aparece quando se completarem as vagas de determinado curso? (Fábio Luan)
A nota de corte será atualizado uma vez por dia, de madrugada (às 2h de Brasília. Como Pernambuco não tem horário de verão, será 1h). A primeira atualização acontecerá na terça-feira (20). Haverá mais duas vezes, na qiarta (21) e na quinta (22)
6. A primeira opção de curso será a que podemos recorrer na lista de espera? (Alane Suely)
Sim. Na lista de espera o candidato só poderá se inscrever na sua primeira opção de curso
7. É o aluno que escolhe o campus que quer estudar ou a faculdade decide o lugar que ele vai cursar? (Dalton Soares Costa)
O candidato que indica, ao se inscrever, o local que quer estudar. Medicina na UFPE, por exemplo, tem vagas no Recife e em Caruaru. Cabe ao estudante colocar, ao se
inscrever no Sisu, para qual câmpus quer concorrer
inscrever no Sisu, para qual câmpus quer concorrer
8. Vou colocar medicina na UFPE como primeira opção e medicina na UFPB como segunda opção. Se eu tiver nota maior que outro candidato que colocou medicina na UFPB como primeira opção eu passo na frente dele e fico com a vaga (caso eu não consiga na UFPE) ?
Caso o candidato tenha nota para passar nas duas opções, valerá a primeira. No caso dele não ter nota na UFPE (1ª opção) e ter na UFPB (2ª opção), ele fica na frente do candidato que tiver nota menor do que a dele na UFPB mesmo que tenha sido 1ª opção.
9. O participante que obteve a certificação do ensino médio com a nota do Enem pode se inscrever no Sisu como cotista?
Sim, tanto quem obteve certificação do ensino médio por meio do Enem, pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino. Nestes casos, o estudante não pode ter cursado qualquer parte do ensino médio em escola particular e deve ainda verificar as exigências da instituição para a qual deseja concorrer a uma vaga.
10. Minha posição no Sisu é atualizada automaticamente? Na hora que eu mudar a opção do curso, o sistema já informa, nesse novo curso escolhido por mim, em que posição estou?
Não é atualizada automaticamente na hora em que o candidato muda de opção. Da mesma forma que a nota de corte do período de inscrições, a classificação parcial é uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada, pois o sistema não faz o cálculo em tempo real. A classificação parcial indica a colocação do candidato na opção em que estava inscrito no momento em que o Sisu fizer o cálculo considerando as notas dos demais concorrentes daquele curso.