Cotas para 4.985 feras em Pernambuco


Das 11.525 vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que são oferecidas em Pernambuco, 4.985 vão ser preenchidas por candidatos que cursaram todo o ensino médio em escola pública. Embora seja a que menos destine vagas para esse público em percentual, 37,5%, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) é que tem mais vagas em números absolutos, 2.503.
As outras quatro instituições do Estado que integram o Sisu – UFRPE, Univasf, IFPE e IF do Sertão – se anteciparam à lei federal que as obriga a reservar metade das vagas aos egressos da escola pública até 2016.
Concluinte do ensino médio do Colégio Militar do Recife, Bruna Santa Cruz, 18 anos, pretende concorrer a uma vaga do curso de direito na UFPE. “Ainda estou em dúvida na segunda opção do Sisu. Talvez coloque arquitetura, também na Federal”, conta Bruna. “Mesmo a quantidade de vagas para cotas ser menor, acho que tenho mais chance de ser aprovada”, comenta a vestibulanda.
Para quem estudou no interior do Estado, a possibilidade de conseguir uma vaga no Sisu aumenta com o acréscimo de 10% na média final oferecido pela UFPE e pela UFRPE. Nas duas instituições, o critério para concessão do bônus não é o tipo de escola (se pública ou privada), mas sim a localização geográfica.
O candidato que estudou na Zona da Mata tem direito ao benefício se quiser estudar na unidade da UFPE de Vitória de Santo Antão. Se cursou o ensino médio em municípios do Agreste pode disputar vagas em Caruaru (UFPE) ou Garanhuns (UFRPE). Jovens oriundos de colégios sertanejos ganham a pontuação extra caso se inscrevam para a Rural de Serra Talhada.

Fonte:jconline