Complicado!!

Na véspera das matrículas do Sisu, MEC ainda não enviou lista de aprovados para as universidades


As três maiores universidades públicas de Pernambuco – UFPE, UFRPE e UPE – não receberam do Ministério da Educação (MEC), até às 9h desta quinta-feira, a lista com os nomes e dados dos candidatos que foram aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As instituições precisam dos dados para realizar as matrículas, previstas para começarem amanhã e continuarem segunda e terça-feira da próxima semana. Juntas, as três universidades vão receber 12.262 novos alunos que ingressaram pelo Sisu (6.952 na UFPE, 3.580 na UFRPE e 1.730 na UPE). Segundo o Fórum de Pró-reitores de graduação (Forgrad), o problema é nacional.
“Sem essas informações não conseguiremos fazer as matrículas. Não sei a modalidade em que o candidato foi aprovado, se na ampla concorrência ou pelas cotas. Só tivemos acesso à lista de aprovados que está publicada no site do Sisu, que diz o nome do estudante e o número de inscrição no Enem. Nada mais”, observa a coordenadora do corpo discente da UFPE, Cláudia Lucas. “Se o candidato é cotista, os documentos exigidos são diferentes daqueles aprovados pela ampla concorrência”, complementa.
Segundo Cláudia Lucas, em outras edições do Sisu essas listas foram repassadas logo depois da publicação do resultado do processo seletivo. “Desde segunda-feira os estudantes já sabem da aprovação. Já as universidades estão esperando essas listas, que até agora (9h desta quinta-feira) o MEC não mandou”, comenta a coordenadora do corpo discente. Na UFPE, as datas de matrícula foram definidas de acordo com o curso.
Presidente da comissão de vestibular da UPE, Ernani Martins também está preocupado com o exíguo tempo para se organizar. “Teremos que fazer uma força-tarefa nesta quinta-feira para deixar tudo pronto para o início da matrícula na sexta-feira (amanhã)”, afirma, contando que as listagens do MEC devem chegar até a manhã de hoje. A matrícula na UPE é descentralizada, acontece nos 11 câmpus.
“Estamos preocupados, pois teremos apenas um dia para preparar tudo. Mas nossa equipe está a postos, articulada e pronta para organizar o processo. Por enquanto, mantemos o cronograma, com matrículas nos dias 3, 6 e 7 de fevereiro”, destaca a pró-reitora de ensino de graduação da UFRPE,  Socorro Lima.
O MEC informou que as listagens estão sendo enviadas para as universidades, mas não informou quando. E que no calendário do Sisu “há previsão de um dia a mais para a matrícula (8 de fevereiro), caso a instituição veja necessidade”.
Fonte:http://jc.ne10.uol.com.br/blogs/blogdofera