Feras de olho nos pontos de corte do Sisu


Nesta quinta-feira, véspera do encerramento das inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), é o dia de observar se, depois de divulgada as primeiras notas de corte, ontem, houve uma grande migração de candidatos para outros cursos. Como os participantes podem modificar as escolhas quantas vezes quiserem, ainda é cedo para comemorar a conquista de uma vaga ou lamentar a não aprovação numa universidade. O resultado do processo seletivo só sai segunda-feira (30).
Está em jogo a chance de ingressar em uma das 131 instituições de ensino superior que oferecem um total de 238.387 vagas. Dessas, 13.975 estão em Pernambuco, distribuídas em quatro universidades (UFPE, UFRPE, UPE e Univasf) e dois institutos (IFPE e IF do Sertão). Quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2016, não tirou zero na redação e tem ensino médio completo pode se candidatar a essas vagas.
“No primeiro dia observamos que no geral as notas de corte cresceram se comparadas ao primeiro dia do Sisu de janeiro do ano passado. E a tendência é de que amanhã (hoje) essas médias sejam ainda maiores. É um indício de que no Sisu deste ano as notas para aprovação deverão aumentar”, destacou o professor de biologia Fernando Beltrão.
Fera de direito, Débora Gouveia da Fonte, 18 anos, percebeu o aumento na média do curso da UFPE. “Em 2016 o Sisu fechou com nota de corte 775 em direito. Agora já no primeiro dia a média foi 773. Hoje (ontem) fiquei na 14º colocação para 50 vagas. Espero que até o fim uma vaga continue minha. Mas candidatos do Brasil todo podem concorrer. Por isso só ficarei tranquila quando o listão sair”, comentou a ex-aluna do Colégio Santa Maria.

FIQUE LIGADO!

* O candidato aprovado na segunda opção pode concorrer a sua primeira opção de curso, desde que manifeste interesse em participar da lista de espera. O processo não é automático. Por isso ele tem que se inscrever na lista de espera entre 30 de janeiro e 10 de fevereiro
* Podem se inscrever na lista de espera os estudantes não aprovados em nenhuma das opções na chamada regular e aqueles selecionados na segunda opção, independentemente de terem efetuado a matrícula
* O vestibulando só participará dos remanejamentos daquele curso que assinalou como primeira opção de inscrição
PROGRAME-SE
Inscrição: acaba nesta sexta-feira às 22h59, horário de Pernambuco
Onde: www.sisu.mec.gov.br
Vagas: 238.387 em 131 instituições públicas
Vagas em Pernambuco:
6.952 na UFPE
3.580 na UFRPE
1.730 na UPE
720 na Univasf (só no Estado. Há mais 810 vagas na Bahia e no Piauí)
384 no IFPE
609 no IF do Sertão Pernambucano