Adiamento do SSA 1 e 2 foi motivado por ocupações em escolas estaduais, diz reitor da UPE



O reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Pedro Falcão, informou, na noite desta quarta-feira (23), que o adiamento das provas do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) 2 e 1 – que seriam aplicadas nos dias 27 e 28 de novembro e 4 e 5 de dezembro, respectivamente – foi motivado pelas ocupações de estudantes em escolas estaduais do Estado. Os manifestantes são contrários à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que limita os gastos públicos por 20 anos, e à Medida Provisória que propõe mudanças no ensino médio.
“Algumas escolas que serviriam como locais de prova para o SSA 1 e 2 foram ocupadas e não tivemos tempo hábil para fazer alterações”, afirmou Falcão. A UPE ainda não divulgou a lista das escolas que seriam utilizadas para a aplicação dos exames, mas instituições como o Ginásio Pernambucano e a Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Porto Digital, por exemplo, foram usadas para este fim nos dias 13 e 14 de novembro, quando as avaliações do SSA 3 ocorreram, e atualmente estão ocupadas. Até a noite da última terça-feira (22), manifestantes ocupavam 16 instituições de ensino do Grande Recife.
SSA
Estão inscritos no SSA 2 14.430 estudantes do segundo ano do ensino médio que responderiam, nestes domingo e segunda-feira, a 90 questões de múltipla escolha distribuídas em provas de dez disciplinas. Em dezembro, seria a vez dos estudantes do primeiro ano de encarar a maratona de avaliações.
Nos dias 13 e 14 de novembro, 10.454 estudantes fizeram as provas da terceira etapa do SSA. Os feras responderam a 100 questões de português, matemática, língua estrangeira (inglês ou espanhol), filosofia, biologia, química, física, história, geografia e sociologia. Os candidatos também produziram uma redação. O listão com os 1.730 classificados na seleção deve ser divulgado até 16 de janeiro.
 Fonte:http://jc.ne10.uol.com.br/blogs/blogdofera