Redação do Enem exige treino e informação
O tema da redação é motivo de preocupação para maioria dos feras que vão redigir um texto no segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 6 de novembro. Palpites sobre o assunto que será cobrado, há muitos. O que os 8,6 milhões de participantes devem fazer antes da prova – faltam 21 dias – é treinar bastante, saber todas as regras, dominar a técnica e buscar o máximo de informações sobre os temas sugeridos pelos professores de escolas e cursinhos.
Docente de redação do ensino médio no Colégio Santa Maria, Ana Cristina Verdasca elenca seis assuntos que merecem atenção: combate ao bullying no Brasil; preconceito e discriminação;trânsito e urbanização; liberdade de expressão; tecnologia da informação e, embora óbvio, a importância da prática de esportes, pois o País sediou, em agosto, as Olimpíadas.
“A Pesquisa Nacional de Saúde Escolar, realizada pelo IBGE, revelou que 46,6% dos jovens brasileiros de 13 a 17 já sofreram bullying. O estudante deve refletir, por exemplo, por que é tão difícil combater o bullying? É pelo receio que as vítimas têm de relatar a pais e orientadores?”, destaca Ana Cristina.
Independentemente do tema, a professora recomenda que o estudante comece o exame, no domingo do Enem, pela redação, deixando as provas de linguagens e matemática para depois. “A cabeça está mais fresca, fica mais fácil raciocinar. É importante também que o candidato não demore na redação. Gaste uma hora, no máximo 1h15 para escrever o texto e passá-lo a limpo”, diz.
Nestas três semanas que antecedem a avaliação, uma boa dica é fazer redações com os temas acima relacionados pela professora e gastando o tempo sugerido por ela.
Formular um roteiro inicial, com as ideias que pretende abordar, é outra sugestão, “desde que esse planejamento não demore mais de 10 minutos”. adverte. Para ser corrigida, a redação do Enem deve ter no mínimo oito linhas. O ideal, avalia Ana Cristina, é ter a dissertação com pelo menos quatro parágrafos (um para introdução, dois para desenvolvimento e um para conclusão).
Em cada parágrafo deve haver dois ou três períodos. Na conclusão exige-se que o estudante apresente intervenções para o problema. “Ele tem que dizer o que fazer para resolver o problema, quem vai fazer e como será feito.”
Fonte:http://jc.ne10.uol.com.br/blogs/blogdofera