Enem pode ser adiado para 95 mil candidatos


Noventa e cinco mil inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 11 Estados correm o risco de não fazerem as provas nos dias 5 e 6 de novembro. Esses candidatos foram designados para realizarem a avaliação em escolas ou unidades ocupadas por estudantes contrários à reforma do ensino médio ou porque discordam da PEC 241. Caso esses locais não sejam desocupados até 31 de outubro, o exame será cancelado para esse grupo, que terá que respondê-lo em outra data ainda não definida pelo Ministério da Educação.
Segundo o Inep, apenas um local de prova está em Pernambuco. É o câmpus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), localizado em Petrolina, no Sertão. Lá farão o Enem, conforme o órgão, 1.456 estudantes. Como a reitoria foi desocupada sexta-feira passada (dia 14), por enquanto os candidatos não serão prejudicados, a menos que haja uma nova ocupação até o final deste mês.
O Paraná é o Estado com mais inscritos ameaçados de não fazer o Enem no começo de novembro. São 72.652 jovens alocados em 145 escolas ocupadas. As informações foram repassadas pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, durante coletiva na tarde desta quarta-feira (19). Aconsulta aos locais de provas já está liberada.