Enem: o que revisar em matemática
Única disciplina que aparece sozinha numa prova objetiva do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a matemática não se restringe a números, gráficos e desenhos. Com questões cada vez mais contextualizadas com o dia a dia dos estudantes, o teste exige uma boa interpretação de texto. A avaliação nacional será realizada em todo o País nos dias 5 e 6 de novembro.

Das 45 questões da prova de matemática do Enem do ano passado, quase um terço exigiu conhecimento de geometria. É um dos assuntos que Cabral sugere estar na lista de revisões dos feras. “Em geometria plana vale saber cálculo de área, comprimento e perímetro. Em geometria espacial, recomendo o estudante focar em áreas e volumes”, informa o docente.
Outro assunto que não pode ficar de fora é porcentagem. Estatística e probabilidade também estão na cota de tópicos fundamentais a serem revistos. “Moda é um conceito estatístico, é aquilo que acontece com frequência”, ensina Cabral.
Função, especialmente as de 1º e 2º grau, é assunto certeiro no Enem. “Embora não caiam com tanta incidência como as de 1º e 2º grau, vale revisar funções exponenciais, logarítmicas e trigonométricas”, destaca o professor do Santa Maria. Análise combinatória, envolvendo sistema de contagem e os conceitos de arranjo, combinação e permutação, completa a lista de prioridades sugeridas por Cabral.
Aluno do 3º ano da mesma escola, Henrique Linhares, 18 anos, gosta de matemática. E função é seu assunto preferido. “É uma disciplina que me dou bem e tem peso importante para a graduação que pretendo fazer, bacharelado em física”, comenta o jovem.
fonte:http://jc.ne10.uol.com.br/blogs/blogdofera