Veja políticas afirmativas e bônus do Sisu nas universidades de PE


Vai se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a partir de segunda-feira (11)? Pois é bom ficar ligado nas políticas afirmativas que as universidades adotam. Em Pernambuco têm direito a elas egressos de escolas públicas, candidatos deficientes ou que estudaram no interior do Estado.
É importante destacar que o estudante não pode acumular os dois benefícios. Ele tem que optar pela cota ou pelo bônus, caso tenha direito aos dois.
Veja:
Políticas afirmativas
UFPE, UFRPE, Univasf, IFPE e IF do Sertão – Metade das vagas vai para quem estudou todo o ensino médio em escola pública, seja municipal, estadual ou federal. Dentro da cota há quatro subgrupos, dois referentes à renda e dois à raça.
UPE – 20% das vagas (346) vão para candidato que estudou do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio em escola pública estadual ou municipal (não pode ser da rede federal)
IF Sertão – 5% das vagas são para candidatos com deficiência
Bônus
UFPE – Acréscimo de 10% na nota do Enem para candidatos que estudaram todo o ensino médio na Zona da Mata ou no Agreste (independentemente de ser escola pública ou privada) e que vão concorrer a vagas nos câmpus de Vitória ou Caruaru
UFRPE – A mesma regra da UFPE, mas o candidato deve ter estudado no Agreste ou no Sertão e concorrer a vagas nas unidades de Garanhuns ou Serra Talhada

Fonte: http://jc.ne10.uol.com.br/