UPE não adota pesos no Sisu


A Universidade de Pernambuco (UPE) vai estrear no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação, cujas inscrições serão na próxima semana (de 11 a 14 de janeiro).Diferentemente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a UPE optou por não aplicar pesos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Assim, para conseguir uma das 1.730 vagas ofertadas no sistema, pela universidade, o candidato tem que tirar boas notas nos cinco testes do Enem, independentemente do curso a que pretende concorrer.
“Não adotamos pesos para as três fases do Sistema Seriado de Avaliação (SSA), que corresponde a 50% das vagas da UPE. Por isso, achamos que era justo não aplicar pesos também no Sisu. Seríamos incoerentes se fizéssemos. Entendemos que o estudante que terminou o ensino médio deve ter um bom conhecimento de todas as disciplinas e não só de matérias específicas”, destaca o presidente da comissão do vestibular, Ernani Martins.
O Sisu fica com a outra metade das vagas da UPE. Segundo Ernani foi definida apenas nota mínima que o concorrente deve tirar no Enem. Nas provas objetivas (ciências humanas, ciências da natureza, matemática e linguagens) a pontuação mínima é 300 pontos. Na redação o vestibulando deve somar pelo menos 350 pontos.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai liberar as notas individuais do Enem, para consulta na internet, na próxima sexta-feira (08). “O candidato que verificar que não obteve a nota mínima exigida por nós não deve nem perder tempo tentando se inscrever na nossa universidade. O sistema identifica e não permite que ele faça a inscrição”, esclarece Ernani.