Inscrição no Sisu, em Pernambuco, acaba às 22h59 desta 5ª feira
Esta quinta-feira (14) é um dia decisivo para milhares de candidatos que pretendem ingressar no ensino superior público este ano. As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu)terminam às 22h59, em Pernambuco, que não adota horário de verão (23h59 em Brasília). Portanto, é importante ficar atento ao relógio e não deixar para última hora, sob o risco de encontrar o site congestionado.
As últimas notas de corte – aquelas que definem a média do último estudante a preencher vaga em cada curso – serão liberadas às 8h no Estado (9h em Brasília) pelo Ministério da Educação. Como o estudante pode modificar a opção de cursos quantas vezes quiser, até o encerramento das inscrições o cenário da disputa deve mudar.
Professor de matemática do Colégio Santa Maria, localizado em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, Marcelo Menezes sugere que o vestibulando conclua o cadastro até o período da tarde. “Ano passado o sistema travou perto de terminar o horário de inscrição, o que deixou muitos estudantes aperreados. A última nota de corte sai de manhã, portanto dá para o candidato definir suas opções bem antes das 22h59”, diz Marcelo.
Outra dica preciosa é prestar atenção ao curso que coloca como primeira opção. Pelas regras do Sisu o estudante só concorre no remanejamento naquela graduação que assinalou como primeira opção. Se hoje, após divulgação da última nota de corte, ele perceber que não tem chance de entrar em nenhuma das suas duas opções, a recomendação é deixar como primeira opção aquela que está mais perto de conseguir a vaga.
Mais um detalhe que deve ser observado: o curso da segunda opção deve ter concorrência menor que o curso da primeira. Porque se o candidato for aprovado na segunda opção ainda tem chance de ser remanejado para a primeira opção.
A tendência, avalia o professor de biologia Fernando Beltrão, é que as notas de corte aumentem na maioria dos cursos. Para afirmar isso ele fez uma comparação das médias de corte, dia a dia, do ano passado em relação a este ano, em graduações concorridas e que mantiveram, em 2015 e 2016, a mesma quantidade de vagas.