Começam inscrições no Sisu nesta segunda-feira


Começam hoje e seguem até 22h59 de quinta-feira (horário de Pernambuco)as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), o sistema utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 e substitui os vestibulares parcialmente ou totalmente em 131 instituições públicas de ensino superior. São 228 mil vagas em todo o País que podem ser disputadas por qualquer pessoa que fez o Enem e não tirou zero na redação.
Em Pernambuco há 13.563 vagas no Sisu, distribuídas no Recife, em duas cidades da Região Metropolitana (Cabo de Santo Agostinho e Camaragibe) e em mais 13 municípios do interior. Uma das novidades deste ano é o ingresso da Universidade de Pernambuco (UPE), que vai ofertar metade das suas vagas de graduação (1.730). As três universidades federais do Estado também integram o sistema: UFPE, com 6.972 vagas; UFRPE, com 3.550 e a Univasf com 720 (há mais 770 nos Estados da Bahia e Piauí). Os institutos federais complementam a oferta: IFPE, com 384 vagas e o IF do Sertão com 207 vagas.
Todo processo no Sisu é online. Basta o estudante informar número de inscrição do Enem e senha que se cadastrou no exame. O processo é rápido. Cada candidato pode escolher até dois cursos. Durante os quatro dias que o sistema estiver aberto ele poderá mudar as opções quantas vezes quiser. É importante lembrar que quando o prazo acabar valerá a última modificação.
Amanhã, quarta e quinta-feira o sistema vai informar, uma vez ao dia, a nota de corte de cada curso. O que isso significa? Que o candidato que tiver média inferior à informada não vai ter chance de conquistar vaga. Portanto, é importante que, nos quatro dias, o vestibulando acesse o sistema e veja quais são suas possibilidades de aprovação. A página do Sisu diz que as notas de corte dos cursos e a classificação parcial de cada estudante serão divulgadas a partir de 9h.