Enem para privados de liberdade acontece 3ª e 4ª feira
Nestas terça e quarta-feira (dias 1 e 2) haverá provas, em todo o País, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para pessoas privadas de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas. São 45,5 mil candidatos nessas situações. De Pernambuco estão inscritos 725 reeducandos, segundo a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres).
O exame segue o mesmo formato do anterior, aplicado em outubro para cerca de 5,8 milhões candidatos. No primeiro dia haverá provas de ciências humanas e ciências da natureza, com 4h30 de duração. Na quarta os testes são de matemática e linguagens, além de uma redação, com 5h30 de avaliação.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número de inscrições dos privados de liberdade cresceu 19% em relação a 2014. No ano passado foram 38,1 mil inscritos. Já em Pernambuco a quantidade de participantes é menor, se comparado com 2014. Foram 768 detentos inscritos no exame do ano passado (havia mais 41 adolescentes internos da Funase).
No Estado, o Presídio de Igarassu, no Grande Recife, é o que tem mais candidatos este ano, 134 no total, seguido do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico, em Itamaracá, com 103 participantes. A Colônia Penal Feminina de Buíque, no Sertão, tem o menor número de inscritos, 11.