Docentes contestam gabarito de 3 questões do primeiro dia do SSA 3



Três das 42 questões do primeiro dia de provas do Sistema Seriado de Avaliação da Universidade de Pernambuco (UPE), realizadas neste domingo, têm o gabarito contestado por professores do Colégio Santa Maria, localizado em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Os docentes reclamam das respostas dos quesitos 12 (literatura), 20 (matemática) e 32 (inglês).
A comissão do vestibular só aceita reclamações feitas por candidatos. As contestações devem ser entregues por escrito até 16h desta segunda-feira (23), na reitoria, em Santo Amaro, área central do Recife. Se a queixa for de um fera do interior ele tem que levar o documento a uma das unidades da UPE (Palmares, Nazaré da Mata, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Petrolina, Salgueiro e Serra Talhada).
A proposição 2 da questão 12, diz que “Clarice Lispector, em A Hora da Estrela, parece dar sequência à temática de Vidas Secas…”. “Clarice Lispector não aborda a nordestinidade na Hora da Estrela. O gabarito coloca a afirmação como verdadeira, mas na minha avaliação é falsa. Por isso o quesito fica sem resposta”, argumenta o professor Robson Telles, do Santa Maria. No geral, ele achou que a parte de literatura não contemplou o candidato que estudou com mais profundidade a importância dos textos literários.
Em matemática, o professor Kenji Chung diz que a questão 20, sobre função e proporção, coloca como resposta correta a alternativa C, mas na verdade deveria ser letra D. “A prova teve boa distribuição dos conteúdos. Um destaque negativo foi o quesito 19, sobre desvio padrão, assunto de estatística. O candidato teve que fazer muitas contas para chegar ao resultado final”, observa Kenji.
A questão 32, de inglês, não tem resposta certa, conforme o professor Nildo Simões. “O enunciado pede que o candidato substitua dois pronomes relativos, which e who. Coloca como resposta a alternativa A. Não é certo pois não se pode usar that, como está no gabarito, já que trata-se de uma oração adjetiva explicativa”, destaca o professor Nildo Simões.