Escola de Boituva muda 'cardápio' e reduz consumo de açúcar em 71%

Alteração trocou produtos industrializados por sucos naturais e frutas.'Tivemos aceitação de 90 a 100% em todos os itens', diz nutricionista.


Uma escola do ensino fundamental decidiu mudar o cardápio da cantina e conseguiu diminuir o consumo de açúcar dos alunos em 71%, segundo a nutricionista Juliana Marin. A unidade, que fica em Boituva (SP), trocou produtos industrializados e doces por frutas e sucos naturais e reduziu a ingestão do alimento de 56 gramas para 16 gramas. “Tivemos aceitação de 90 a 100% de todos os itens que foram implantados”, ressalta a especialista.
De acordo com a nutricionista, as famílias das crianças que estudam no local também passaram a receber sugestões. “Os alunos trazem alimentos de fora, mas nós orientamos os pais para que mandem lanches semelhantes aos da cantina”, indica.
A diretora da unidade, Ângela Baggio, conta que pediu ajuda a especialistas e avisou os pais com antecedência sobre a alteração na alimentação fornecida dentro da escola. Para ela os resultados já são percebidos dentro e fora do local. “Percebemos que até na casa as crianças mudaram o hábito. O lanche que eles trazem ficou diferente, agora vêm com frutas e molhos caseiros. Coisa que não acontecia anteriormente”, destaca.
Para a pequena Valentina Ramos, que estuda na unidade, a alteração foi positiva. “Estou comendo mais frutas agora por causa da nutricionista. Ela me ajudou muito”, fala.
Recomendações médicas
Segundo recomendações do Ministério da Saúde, no primeiro ano de vida não se deve dar alimentos açucarados a criança. O órgão ainda alerta que os alimentos sejam oferecidos sem a adoção de açúcar ou sal.

O excesso que os mais jovens cometem no consumo do alimento está atrelado ao comportamento dos responsáveis, conforme a pediatra Ana Cristina Pacheco Machado. “A gente precisa de pais e adultos mais conscientes. As crianças precisam ser educadas por eles para adquirir hábitos saudáveis de alimentação”, adverte.