Sugestões para evitar o excesso de formalidade nos e-mails


Algumas pessoas pecam pelo excesso de formalidade nos e-mails corporativos. Mesmo que o destinatário seja um superior ou cliente, é preciso lembrar que a mensagem deve ser eficaz – consequentemente, clara e objetiva. É possível ser educado e elegante e, ao mesmo tempo, direto a fim de ser melhor compreendido. Algumas palavras ou expressões servem como “armadilhas”, deixando o texto cansativo e prolixo.
Veja na tabela abaixo algumas palavras frequentemente utilizadas e sugestões de como substituí-las adequadamente:

No lugar de:Escreva:
Acusamos o recebimento deRecebemos
Agradecendo a atenção dispensadaAgradecemos / Obrigado(a) pela atenção
Acima citadoCitado
Antecipadamente grato(a)Grato(a) / Obrigado(a)
Aproveitamos o ensejo para comunicarComunicamos
Através dessa missiva, informamosInformamos
De acordo com o supracitadoConforme exposto
Essa missiva tem por finalidadeNosso objetivo é
Levamos ao conhecimento deInformamos
No que tange aEm relação a / Quanto a
Para a sua apreciação