UFPE e UFRPE oferecem bônus no Sisu para fera do interior


Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública, independentemente de ser federal, estadual ou municipal, garantem no mínimo 37,5% de todas as vagas oferecidas no Sisu pelas instituições federais devido à Lei das Cotas (nº 12.711, de agosto de 2012). Mas há instituições, como a UFRPE, Univasf e IFPE, em Pernambuco, que já se anteciparam à obrigatoriedade de até o próximo ano destinar metade das vagas para egressos da rede pública de ensino. No Estado, a UFPE e a UFRPE também criaram pontuação extra para os candidatos que estudaram fora da Região Metropolitana do Recife e que vão concorrer a graduações, no Sisu, que são ofertados nos câmpus do interior.
Na UFPE, o bônus de 10% na nota final vai para o jovem que concluiu o ensino fundamental e cursou todo o ensino médio em colégios (público ou privado) localizados na Zona da Mata ou Agreste caso a preferência seja pelos cursos de Vitória e Caruaru, respectivamente.
“É importante lembrar que o estudante não pode concorrer pela cota e ganhar o bônus. Se ele se enquadra nos dois critérios, terá que escolher um dos dois benefícios”, observa a pró-reitora acadêmica da UFPE, Ana Cabral.
Na Rural, o bônus é concedido ao candidato que estudou todo o ensino médio (pode ser escola pública ou privada) no Agreste, se ele concorrer aos cursos do câmpus de Garanhuns, ou no Sertão, se disputar vaga para a unidade acadêmica de Serra Talhada.
Sonhando em ser médica, Patrícia Vilaça Santos, 19 anos, natural de Gravatá, a 77 quilômetros do Recife, terminou o ensino médio no interior e veio para a capital se preparar melhor para disputar a vaga em medicina. “Vou colocar como primeira opção no Sisu medicina no câmpus de Caruaru. Além de ganhar o bônus, se eu passar ficarei mais perto de casa”, comenta Patrícia. A distância entre Gravatá e Caruaru é de 45 quilômetros.

Fonte:http://jconlineblogs.ne10.uol.com.br/