Sisu tem 11.763 vagas em Pernambuco
Com o fim dos vestibulares, quem deseja ingressar em um curso superior em uma das três universidades federais de Pernambuco – UFPE, UFRPE e Univasf – tem que se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), cujas inscrições serão realizadas entre 19 e 22 de janeiro, exclusivamente pela internet. No Estado serão oferecidas 11.763 vagas. O quantitativo no País ainda não foi divulgado pelo MEC, mas deve ultrapassar as 171 mil vagas abertas no primeiro semestre do ano passado.
Os únicos critérios para participar do Sisu são ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e haver obtido nota acima de zero na redação. A previsão é que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela avaliação, libere as notas individuais do Enem na próxima semana. O resultado não sai até sexta-feira, pois 31 candidatos de Pernambuco (um no Recife, um em Petrolina e 29 em Escada) terão que refazer, quinta-feira, três provas do exame porque os testes que eles responderam, em dezembro, foram roubados no Rio de Janeiro.
No Sisu, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que participa do sistema pela primeira vez, será a instituição no Estado com mais vagas. Haverá 6.542, das quais 2.503 (37,5% do total) atendem a Lei Federal nº 12.711 que determina reserva de vagas para jovens que estudaram todo o ensino médio em escola pública.
A Rural vai disponibilizar 3.540 vagas. A metade vai para as cotas. A Univasf terá 1.370 vagas, sendo 720 para os dois câmpus de Petrolina (as demais são para as unidades da Bahia e do Piauí). Também destina 50% das vagas para cotistas. Os dois institutos federais – de Pernambuco (IFPE) e do Sertão Pernambucano (IF Sertão) – somam 961 vagas (382 no primeiro e 579 no segundo).
Além das cotas, os estudantes devem ficar atentos aos bônus. Na UFPE, haverá acréscimo de 10% na média final dos candidatos que concluíram o ensino fundamental e cursaram o ensino médio em escolas regulares e presenciais do Agreste e Zona da Mata e que escolherem, no Sisu, cursos dos câmpus de Vitória ou Caruaru. A UFRPE também tem bônus para os estudantes do interior que concorrerem às vagas de Garanhuns e Serra Talhada.
ÚNICA CHAMADA – Uma novidade no Sisu deste ano é que não haverá segunda chamada, como ocorreu nas edições anteriores. Para participar da lista de espera, o estudante deverá manifestar seu interesse na página do Sisu entre os dias 26 de janeiro e 6 de fevereiro. O candidato somente poderá cadastrar na lista de espera o curso correspondente à sua primeira opção.
Fonte:http://jconlineblogs.ne10.uol.com.br/