Até fevereiro MEC anuncia quais mudanças haverá no Enem 2017
Até fevereiro, o ministro da Educação, Mendonça Filho, promete anunciar se a edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017 terá mudanças e quais serão. Na primeira quinzena de janeiro será aberta uma consulta pública para que alunos, professores e a sociedade apresentem sugestões. Uma das críticas é o tamanho da avaliação, considerada pela maioria dos estudantes como muito cansativa. Há propostas, por exemplo, de diminuição do número de questões (hoje são 180) ou de aplicação do teste em apenas um dia (atualmente são dois).
“A consulta será no portal do MEC, onde as pessoas vão sugerir o que pode ser melhorado no Enem. Se as ideias forem viáveis e consistentes, poderemos adotá-las. Pretendemos até fevereiro anunciar as mudanças para que estudantes e escolas possam se preparar”, afirmou Mendonça Filho.
Ontem ele participou, em Brasília, de uma reunião com a secretária-executiva do MEC, Maria Helena Guimarães, e a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, para tratar do assunto.
Uma das propostas, entre as escolas de Pernambuco, é realizar o exame no mês de dezembro. Atualmente o teste é aplicado em outubro ou novembro. O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Pernambuco (Sinepe), José Ricardo Diniz, pede que as provas passem a acontecer sempre no primeiro fim de semana de dezembro.
“O fato de o Enem realizar-se em fim de outubro ou começo de novembro tem repercussões pedagógicas negativas que, de alguma forma, prejudicam o desempenho dos candidatos. Realizar o exame no primeiro fim de semana de dezembro permitiria o cumprimento dos 200 dias letivos”, diz José Ricardo.